Clássico dos clássicos de montanhas de Petrópolis:
|
Início da trilha - Foto: Steffie Lofgren |
|
Foto: Steffie Lofgren |
Olá pessoal, essa semana voltei lá no castelinho, porque da primeira vez (
clique aqui) estava meio nublado, e essa semana peguei um tempo maravilhoso! A subida, muito tranquila, deve ser vencida com calma para que você possa admirar a natureza e toda a fauna presente lá.
Pra chegar, você pode pegar o ônibus Lagoinha e pedir para o motorista parar na rua que vai para as torres do Morin, ele vai parar em frente a rua que você irá subir, quando as últimas casas vão ficando para trás, surge à direita uma caixa d'água bem em uma curva, continue subindo, após uma forte curva à direita, surge outra curva e na sua esquerda uma ruína onde o pessoal costuma deixar o carro, a trilha começa em frente ok.
A trilha está bem visível, basta seguir na principal e mais acima, surge a primeira bifurcação, se você entrar à direita, vai para uma bela represa que vale a pena a visita e uns clicks. Voltando para trilha, siga em frente e mais a diante surge outra bifurcação. A trilha da direita vai até o leito de um riacho, se você seguir, também chega no castelinho, mas esse é um atalho e não a trilha original. A trilha da esquerda é a origina, e é bem mais bonito o caminho ok.
|
Foto: Steffie Lofgren |
Seguindo o caminho, surge um trecho bonito, que vale a pena admirar. Mais acima, após passar um local com algumas pedra, vai surgir uma grutinha à esquerda da trilha e logo a frente o solo vai ficando cada vez mais pedregoso. Você irá passar por duas pedras grandes que lembram um portal e a trilha segue até chegar a um leito de rio, em seguida surge uma clareira e outra bifurcação, você deve pegar a trilha que desce à direita e mais a frente você chegará a um riacho (sua última fonte de água até chegar).
Já no finalzinho, a trilha chega numa rampa, é fácil subir, mas suba com cuidado ok. Após um trepa-pedra, a trilha saí definitivamente da mata e sobe um pouco mais forte passando por umas lajes de pedra. Nesse ponto é importante olhar para trás pra não se perder na volta ok, repare numa trilha que surge à direita, cuidado para não se perder ok. Após uns pequenos trepa-pedras, você já avista os castelos de pedra. Você irá passar uma laje enorme chamada "Pedra da Lua" após vencê-la, praticamente já chegou. Explore bem os castelos de pedra e seus caminhos em volta.
Essa trilha é uma delícia, dá para fazer com tranquilidade mesmo para quem não está muito acostumado ao trekking. E o lugar é muito gostoso com uma ampla visão da Baía de Guanabara e Grande Rio.
ResponderExcluirSim sim, pura verdade!
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
Excluir