Trilhas e Mochila: Abrigo Bushcraft

sábado, 8 de janeiro de 2022

Abrigo Bushcraft

 O que é e pra que serve um abrigo bushcraft?


O que é Bushcraft?




Em primeiro lugar meus amigo, precisamos entender o que é bushcraft. Essa palavra tão usada ultimamente e que poucas pessoas conhecem ainda.

Bushcraft significa em resumo Arte do Mato ou Artes Mateiras.


Então o que é um abrigo Bushcraft?


O abrigo bushcraft é um base fixa para acampamentos e prática de artes mateiras. Um lugar com uma estrutura fixa, onde o praticante, nesse caso eu, posso chegar e ficar.

É um lugar que você já previamente explorou e conhece. Onde você se sente seguro de alguma forma.





Porque montar uma base ou abrigo?


Dessa forma posso passar o dia cozinhando, entalhando (pretendo aprender ainda) ou simplesmente descansando e admirando a natureza.

Nossos pertences na base


E por já ter uma estrutura "pronta", não preciso me preocupar em levar muita coisa como uma barraca por exemplo. Sem contar que tendo um local fixo, você já conhece o ambiente e assim pode ficar mais seguro.




Como escolher um lugar para montar a base?


A escolha do local é muito importante. Vários fatores devem ser levados em consideração, vou listar alguns deles:

- Segurança

- Água

- Relevo

- Tipo de Bioma

- Vegetação

- Tipo de solo

- Iluminação

- Localização

Esses são apenas alguns dos mais importantes fatores. Tudo vai depender da sua necessidade, e da oportunidade também!



Esses foram os principais fatores de escolha pra você montar sua base?

Alguns sim, outros não.

Por exemplo, água pra mim não é muito problema, pois a minha base é perto da minha casa. Mas o fator segurança foi primordial porque montei a base próximo à uma trilha, porém em local que ela ficou bem camuflada!

No meu caso, o terreno foi fundamental também para escolha. Eu montei a base numa montanha, então não poderia ser num local muito inclinado. 

No vídeo abaixo vocês podem assistir todo trabalho de construção e terraplanagem do lugar:



Valeu a pena construir a base?




Valeu e muito!

Um dos motivos principais é que agora não preciso me deslocar muito pra estar na natureza curtindo umas horas. 

Outro motivo é que como já tem uma estrutura montada, posso ficar mais a vontade na hora de preparar uma comida ou ate mesmo numa possível pernoite (que ainda não fiz).

Um outro detalhe é que como ela foi construída num local previamente conhecido, posso ficar mais tranquilo em relação à mudanças climáticas.


Você faria outra base bushcraft?


Sim! E já está nos planos construir outra também aqui próximo de casa. Será numa outra montanha, com uma vegetação totalmente diferente.

Porém o formato do abrigo será outro. Mais apropriado ao ambiente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário