Trilhas e Mochila: Parque Natural Municipal de Petrópolis

sábado, 10 de setembro de 2022

Parque Natural Municipal de Petrópolis

 Parque Natural Municipal de Petrópolis


Entrada do Parque - Foto: Roberto Bessa

Também conhecido por nós petropolitanos como Parque do Ipiranga ou Parque Padre Quinha, ele se localiza na Avenida Ipiranga bem no centro histórico de nossa cidade.


Croqui do parque - Foto: Roberto Bessa

Dentre tantas atrações, o parque conta com uma linda e bem cuidada praça e duas trilhas fáceis para quem curte e ama a natureza.

Praça do Parque Natural Municipal de Petrópolis
Foto: Roberto Bessa

A praça:

A praça é o local mais frequentado do parque. Por ter o acesso mais fácil, a praça é muito usada por fotógrafos para realizar ensaios fotográficos, pessoas que curtem leitura e famílias fazendo piquenique, entre outras.

Praça do Parque - Foto: Roberto Bessa

O jardim está muito bem cuidado e em vários pontos da praça existem bancos e mesinhas onde você pode passar horas sem se dar conta rsrsrs, alias, super recomendo!




As trilhas:

As trilhas são muito fáceis de fazer, muito indicada para quem nunca realizou atividades outdoor. O caminho é todo marcado e limpo, facilitando a orientação e realização das atividades.

Entrada para as trilhas - Foto: Roberto Bessa


A trilha Rudolph Born é a mais fácil e de menor extensão. Com apenas 500 metros de distância, ela se inicia na praça contorna todo o parque e termina nas ruínas de um casarão.



Já a trilha da casa da mata, que na ocasião que eu fui estava fechada (02/09/2022), requer um pouco mais de atenção por ser mais íngreme. A distância total (ida e volta) é de 1,5 Km e vale muito a pena!

Início da trilha Rudolph Born - Selfie: Roberto Bessa

Trilha bem aberta - Foto: Roberto Bessa

Sinalização ao longo da trilha - Foto: Roberto Bessa

Trilha Rudolph Born - Foto: Roberto Bessa

Considerações:


Ruínas - Foto: Roberto Bessa

Um detalhe que chama muito a minha atenção, é que o parque não abre em dias de chuva, nem se chover no dia anterior, nem em caso de ventos fortes. Isso é algo, que ao meu ver, não faz muito sentido.


Se uma pessoa vier de longe e quiser conhecer o parque tem que estar atento a isso! O ideal seria ligar antes para ver como estão as coisas, porém vale ressaltar que todas as vezes que tentei contato não consegui, então boa sorte!

Entrada do Parque - Foto: Roberto Bessa

No mais, vale muito a pena a visitação, o lugar é muito lindo e o contato com a natureza é certo, mesmo com os sons de carro por perto!

Espero que tenham gostado, deixe um comentário sobre o que você achou do lugar e te espero na próxima postagem! Sai do sofá, vem pro mato que eu te espero na próxima aventura! Até lá! 

Informações:

Local: Avenida Ipiranga - Centro histórico de Petrópolis RJ
Telefone: (24) 2247-7358
Horário: de 7 às 17 horas de Domingo a Domingo
Site da Prefeitura Clique aqui 
Site do TripAdivisor Clique aqui
Site do Wikiparques Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário