Trilhas e Mochila: Caminho do ouro

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Caminho do ouro

Caminho do ouro ou atalho do Proença:

Entrada da trilha - Foto: Roberto Bessa
     Até 1700, o ouro vindo de Minas Gerais, era trazido aos portos somente pelo longo caminho que passava por Paraty, por isso o fazendeiro Bernardo Proença ficou encarregado de abrir o caminho nessa região que é muito ingrime e como o caminho novo já estava sendo aberto, ele se encarregou desse trecho que ficou conhecido como atalho do Proença.
     Bom, hoje nosso blog começou com história, mas é isso, estamos aqui pra trazer um pouco da nossa história também, por mais que infelizmente muito não cuidam dela como deveriam, mas a gente faz a nossa parte. Nossa caminha dessa semana, foi no caminho do ouro, que começa no Alto da Serra em Petrópolis e termina na Raiz da Serra em Magé. A trilha está bem sinalizada e bem marcada, então não tem como errar ok.
Cachoeira no início da trilha - Foto:
Roberto Bessa
     O início dela é no caminho do trem (vide matéria 22/09/2015 no nosso blog), só que antes de chegar à 3ª ponte, surge uma trilha bem marcada à esquerda, basta entrar na mata e seguir em frente, depois de uns 5 minutos de caminhada surge uma bifurcação, se seguir em frente vai até uma linda cachoeira (que não sei se é própria para banho) e o caminho certo é o da direita que desce por uma estradinha de pedra no meio da mata. Basta seguir em frente, pois ela é sinalizada com uns totens de madeira pintados de amarelo e totens indicativos de quilometragem, reserve um tempo para tirar fotos na placa que existe próximo a uma árvore bem curiosa e das ruínas do antigo aqueduto que são bem interessantes.
     A chegada é num pequeno lugarejo da Raiz da Serra, basta descer a rua e pegar a primeira direita, você vai sair numa praça, suba a rua e pegue o ônibus para Petrópolis novamente. Não recomendo que você leve objetos de valor na caminhada, pois essa não foi a primeira vez que pessoas muito suspeitas e esquisitas sobem a trilha olhando de maneira estranha para gente, nada fizeram, mas é bom não arriscar ok! Boa caminhada e divirta-se muito!

Caminho de pedras - Foto: Roberto Bessa

Placa no meio da trilha - Foto: Roberto Bessa

Caminho de pedras e árvore caída - Foto: Roberto Bessa

Foto: Roberto Bessa

Caminho de pedras - Foto: Roberto Bessa

Caminho de pedras infelizmente descaracterizado

Antiga caixa d'água - Foto: Roberto Bessa

Fim da trilha - Foto: Roberto Bessa
Para ver o vídeo da caminhada, clique aqui!