Trilhas e Mochila: Caminho do Ouro

quinta-feira, 9 de março de 2017

Caminho do Ouro

Tristeza em ver nosso patrimônio da maneira que está:

Grupo animado! - Foto: Roberto Bessa
Ponte da Grota funda
Foto: Roberto Bessa
     Essa semana voltamos a fazer o Caminho do Ouro ou como também é conhecido, o Atalho do Proença, ficamos muito tristes ao ver casas invadindo a mata, carros passando pela trilha, som de machado cortando árvores durante toda a caminhada, isso realmente nos deixou bem tristes. Porém nem tudo está perdido se agirmos rápido! Precisamos conscientizar todos os trilheiros, aventureiros e mochileiros que visitam ou querem visitar o local para reclamar no PARNASO, IBAMA, IPHAN e outros órgãos até que uma providência seja tomada antes que não exista mais aquele caminho como não existe mais o caminho do trem que relatei anteriormente (vide aqui).
Vista do caminho do trem
foto: Roberto Bessa
     Mas nem tudo é reclamação, então vamos relatar nosso passeio. Como já é de costume, saímos do Alto da Serra descemos a rua até atravessar a ponte de pedra (que é de arame), e fomos até a entrada da trilha, antes de começar a trilha do caminho do ouro, fomos até a cachoeira (que está secando infelizmente por conta da captação de água irregular). Demos uma parada de uns 5 minutos, depois seguimos a trilha.
     Como já descrevi a trilha anteriormente, vou descrever a descoberta que fizemos, que foi uma belíssima cachoeira formada por uma barragem, o lugar é ótimo para uma parada para lanche ao som das águas ao fundo, só tomem cuidado com as formigas, assim que começamos a lanchar elas apareceram em peso! Outra coisa que é bom ressaltar é que muitos religiosos usam a cachoeira para trabalhos espirituais, então você pode se deparar com algumas macumbas por lá, se você não se importar (como não nos importamos) vale muito a pena a visita, desde que seja respeitada a religião alheia!
Cachoeira secando
foto: Roberto Bessa
     Se você preferir, mais a frente surge outra entrada à direita que leva você à um poço com umas quedas d'águas que também vale muito a pena visitar, para quem quiser saber como chegar, clique aqui. Algumas partes do caminho sofreram com a ação do homem, então essa entrada que antes tinha um totem marcando o local, já não tem mais, então atenção.
     A parte mais triste da caminhada começa depois da entrada desse poço, já nas vezes passadas reparamos numa casinha no meio da mata que estava sempre fechada, porém agora nos deparamos com um carro parado às margens da trilha e onde tinha mata, desmataram tudo inclusive acredito que retiraram até um dos pilares do aqueduto que ficava onde vimos o carro. Lastimável, pois vimos marcas de pneus de carros bem acima desse ponto o que significa que provavelmente se não fizermos nada a trilha deixará de existir daqui a uns anos.
     Mas o passeio valeu a pena mesmo com tantos problemas na trilha, o importante é não perder a fé que essa situação vai mudar, não podemos ficar quietos, vamos lutar pelo nosso caminho do ouro, quero essa história viva para meus netos e bisnetos, espero que você também queira! Até a próxima!

Árvore no início da trilha - Foto: Roberto Bessa

Entalhe feito em uma árvore caída na trilha,