Trilhas e Mochila: Posse x Rio Bonito

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Posse x Rio Bonito

Uma bela caminhada por Zona Rural que por boa parte não se vê sinal de "civilização"!

Fazenda Santa Rita - Foto: Roberto Bessa

     Olá pessoal, essa semana voltamos nessa caminhada que à muito tempo não íamos, essa caminhada como anuncia o subtítulo, durante muito tempo e por um longo percurso andamos sem nenhum encontro de vestígio de pessoas, isso faz com que o lugar seja muito tranquilo e agradável para caminhar.
Foto: Roberto Bessa

Foto: Roberto Bessa
     Uma modificação que ocorreu agora em relação à vez anterior (clique aqui para ver) é que não há mais ônibus direto do Terminal Itaipava para Rio Bonito, ou seja, você irá descer na Posse e daí você pode ter duas opções para começar sua caminhada. Ou você espera o Ônibus de Rio Bonito e desce onde estão construindo umas casas, ou faz o que fizemos, vai caminhando até lá e isso aumentará em 40 minutos sua caminhada. Essa segunda opção é mais barata (rsrsrs) pois você não irá pagar mais um ônibus.
Foto: Roberto Bessa

    A caminhada em si começa no caminho dos Contrões, que é uma rua à direita de quem chega nessas casinhas que estão sendo construídas, basta seguir a estradinha subindo um pouco e logo em seguida começa uma descida bem suave. Bem no início, à direita do caminho existe uma pequena cachoeira que é de água potável e o único ponto de água que você poderá abastecer seu cantil, então se possível complete seu cantil ai.
Fonte de água - Foto: Roberto Bessa

     Mais à frente existe uma fazenda bem antiga que é onde você pegará a estrada da esquerda que começa a subir suavemente e logo depois um pouco mais forte assim que começa um calçamento de pedra. Um pouco mais acima existe uma igrejinha bem simpática e bonitinha que vale sempre aquela foto, e também é um ótimo ponto para uma parada para um lanchinho reforçado.
Foto: Roberto Bessa

Foto: Roberto Bessa

     Seguindo depois de lanchar, a estrada vai variando de terra e calçamento de pedra além de ganhar uma leve inclinação de subida. Quando chegar nos eucaliptos, ai sim você pegará uma subida mais extensa e forte, poupe fôlego ai e faça essa subida bem tranquilamente. No ponto mais alto da caminhada existe um mirante que você pode avistar um lago e uma construção de cor amarela, você passará lá, essa construção é uma fábrica antiga.
Foto: Roberto Bessa

Panorama - Foto: Roberto Bessa

Panorama - Foto: Roberto Bessa

     Acabando a subida você vai passar por dentro de uma fazenda com pé de limão e algumas plantações à sua direita, antigamente existia uma porteira nesse ponto, hoje não existe mais. Um pouco mais a frente no que parece ser uma crista de montanha, começa aparecer algumas casinhas e mais à frente uma bifurcação. Nesse ponto você deve pegar a estradinha descendo ã esquerda, nessa bifurcação existe uma frutinha comestível que lembra muito a uva e a jabuticaba, pode comer a vontade, é muito gostosa. 
Bifurcação - Foto: Roberto Bessa

Foto: Roberto Bessa

Gurumixama - Foto: Roberto Bessa

     Agora você vai começar a descer até chegar no fim da fazenda, onde antigamente também existia uma porteira, hoje só restou a placa avisando que só é permitido transito de 6:00 às 18:00. Siga a estrada à esquerda subindo novamente, essa será a ultima subida, dessa vez mais leve. Assim que parar de subir, você pode dar mais uma paradinha pra descanso e mais um lanche reforçado. Não está longe e também a partir daí é só descida agora. 
Foto: Roberto Bessa
Foto: Roberto Bessa

Foto: Roberto Bessa

     Descendo agora a estradinha vai variando entre casinhas e áreas sem contato nenhum com seres humanos, bem mais a frente começa aparecer algumas casas e mais a frente a Pousada 3 lagos, novamente o caminho vai variar entre terra e calçamento, mais a frente uma construção que parece abandonada marca o final da caminhada. Andando mais um pouco chega-se à uma fábrica abandonada (aquela que você viu lá de cima no mirante, lembra) ótimo lugar pra fazer a foto do grupo ai, igual fizemos. 
 
Foto: Roberto Bessa

Foto: Roberto Bessa

Foto: Roberto Bessa
     Da fábrica até o final, a estrada foi asfaltada, com sol quente pode ser bem incomodo passar por ai, mas como o tempo estava bem agradável foi tranquilo. Quando você começar a ver as parreiras de chuchu, em menos de 10 minutos você chega ao terminal de ônibus de Rio Bonito que marca a divisa entre São José do Vale do Rio Preto e Petrópolis. Basta esperar e pegar o busão que agora só vai até a Posse e lá tem que pegar outro até o terminal Itaipava.

Foto: Roberto Bessa

Foto: Roberto Bessa

Parreiras de chuchu - Foto: Roberto Bessa

     Bom, par quem gosta de ouvir bastante pássaros cantando, gosta do ar puro e de estar em contato com o verde, eu super recomendo esse caminho! Vale ressaltar que é um caminho sem muito movimento, então é bom levar bastante água, mesmo com o tempo fechado, consumimos muita água pois o clima nessa região é bem abafado ok. No mais espero que você faça esse caminho e se divirta e desfrute como eu, um forte abraço e até a próxima!
Para o wikiloc da caminhada, clique aqui!

Vídeo:


Visite:

Visite nosso instagran, clique aqui!


Nenhum comentário:

Postar um comentário